Destaque Reportagem Restaurantes

La Vera Pizza do Oeste

Foi a segunda refeição de pizza do dia, mas mesmo assim soube-me à melhor rodela de pão assado com cenas de que me lembro — e se as tenho comido.

Chama-se Paneòlio e fica nas Caldas da Rainha, num bairro periférico da cidade, À frente dos fornos está o casal de italianos Beniamino Bilali e Federica Gasparrini, que aqui assentou em 2021, depois de uma aventura no Algarve e passagem por Peniche, onde ainda regressam para surfar.

Nas Caldas, já não estão tão perto das ondas mas ganharam fama, estabelecendo-se como templo da massa mãe no Oeste. As suas pizzas são à base de farinhas biológicas, com selo do Paulinho Horta (não há crise de cereais que trave este homem), e são fora-de-série.

De resto, Beniamino só usa produtos de qualidade, das mortadelas aos vegetais trazidos da maravilhosa praça local — e é ele próprio que trata das massas (também dos gnocchi, dos raviolis…) e dos fornos e das sobremesas (belo tiramisù) e de tudo menos da sala, onde Federica domina a simpatia e o serviço.

Apesar da localização marginal, em poucos meses o Paneòlio alcançou fama na cidade e arredores.  Para quem vem da A8, são 5 minutos e vale bem o desvio. 

A minha pizza “Piccante”, com nduja, a pasta de salsicha da Calábria, e chouriço picante, tinha a massa inflada e crocante como poucas, e vinha salpicada de fior di latte, queijo scarmoza fumado e manjericão, folhas que pareciam desfolhadas há 10 segundos.

Deu 10 a 3 à pizza do almoço, servida num bastião lisboeta. É reservar. 

0 comments on “La Vera Pizza do Oeste

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: