Nunca cozinhei muito no forno, mas os assados assentam bem à quarentena. Uma pessoa acorda, vai à cozinha de pijama, mete a assadeira no forno, faz a higiene matinal, tropeça num filho, depois noutro e noutro, faz o seu teletrabalho e três horas depois tem o almoço pronto.
Foi assim com esta perna de borrego. Fácil. E voltou a não haver marinada. Verdade: perna de borrego, também não obriga a marinadas de 12 horas. É chegar e andar.
Eu sei que o clube da marinada é obstinado e implacável, mas mais uma vez a realidade contrariou essa ideia e também contrariou a fonte da receita.
A inspiração veio do extraordinário Joe Beef, Surviving the Apocalypse, um livro que é mais do que um álbum bonitinho, embora também o seja, porventura o melhor que vi no género nos últimos tempos. Comprei-o estava mais baratinho do que os 53 euros que agora custa, mas isso foi antes do Apocalipse.

O prato demorou dez minutos a confeccionar, pouco mais de duas horas a assar. A única preocupação é não queimar o alho e para isso é preciso dar-lhe banho de vez em quando.
Não tenham medo de deixar a pele queimar, dá uma complexidade deliciosa ao prato.
Ingredientes
- Perna de borrego
- 4 colheres de sopa de massa de pimentão
- 1 colher de sopa de pimenta Caiena
- 1 colher de sopa de cominhos em pó
- 1 colher de sopa de orégãos frescos
- 4 colheres de azeite
- Meio limão
- Quatro dentes de alho
- 1 colher de sopa de sal
- 1 copo de água
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Pôr no pilão os alhos e os orégãos (ou então picá-los bem fininhos), mais três colheres de azeite virgem extra e o sal. Bater bem até ficar uma papa. Juntar o limão, os cominhos, a pimenta caiena e a massa de pimentão. Mexer com uma colher, se necessário transferir para uma tigela.
- Fazer uns cortes de ambos os lados da perna de borrego, com uns 4 cm de distância uns dos outros. Colocar na assadeira, com a água no fundo.
- Espalhar a marinada com as mãos na perna do borrego.
- Pôr a assadeira no forno e deixar assar por meia hora. Regar o topo da perna com os sucos na base da assadeira. Repetir de meia em meia hora. Ao fim de uma hora a assar, desde o início, virar a perna ao contrário. Deixar assar por mais uma hora ou hora e meia.
- Retirar e deixar descansar durante 20 minutos, antes de trinchar a perna.
0 comments on “Perna de borrego com massa de pimentão e cominhos”