Tornou-se uma instituição depois de José Quitério ter escrito sobre ele no Expresso, já lá vão uns anitos, e hoje é uma atracção turística porque Mick Jagger jantou lá, antes do concerto dos Stones.
Perdeu entretanto um dos sócios, mas manteve a qualidade. Não é um restaurante estritamente alentejano, como alguns pensam, apostando forte também em especialidades transmontanas, como a alheira e um toucinho do céu do Fiolhoso extraordinários.
As especialidades dividem-se em migas, ovos (com espargos e, no seu tempo, túbaras), as obrigatórios empadas de galinha e de bacalhau, os presuntos pata negra de Manuel Maldonado, nas entradas. Depois há boas carnes na frigideira ou na grelha, arrozes de caça (pombo bravo, perdiz) e bacalhaus, como o confitado com grão e o tradicional com batata a murro.
No final, aconteça o que acontecer prove a tarte de requeijão.
Há depois um factor que distingue o Salsa e Coentros de outros restaurantes do mesmo campeonato. Segundo um estudo empírico que levo a cabo há vários anos, as pessoas de restaurantes tradicionais de topo tendem a ter ficha no DCIAP, e isso inclui homens de negócios, deputados com agendas privada, dirigentes e jogadores da bola e artistas do showbizz.
A estética da decoração destes restaurantes é feita para eles, ou apostando em folclore (alfaias e assim) ou apostando em lustres e fotografias de si próprios.
O Salsa e Coentros, pelo contrário, é uma sala luminosa, limpa mas confortável e muito bonita.
É obrigatório reservar. Com antecedência.
O Prato
Lombos de porco preto grelhado com molho Salsa e Coentros.
O Preço
25-35€.
O Local
Fica perto do Mercado de Alvalade, na rua em frente aos Bombeiros.
O Estacionamento
Não é fácil, mas arranja-se. A pagar, claro.
0 comments on “Salsa e Coentros – Prémio Cometas 2017 Melhor restaurante de Comida Tradicional Portuguesa”