A TASCA DA D. MARIA DE LURDES

Imagem

O Manjar do Marquês é um melhores restaurantes do mundo. Desafio para um duelo quem disser o contrário. Não há outro arroz de tomate assim, ainda por cima com os melhores fritos do país.

Já foi o snack-bar de estação de serviço mais popular de Portugal, quando residia numas bombas da Shell, na estrada N1, em Pombal. Depois mudou-se para uma vivenda ambiciosa ali ao lado, com parqueamento para autocarros de turismo e 650 lugares sentados lá dentro, transformando-se em “adega típica”.

Ainda é a D. Maria de Lurdes quem fiscaliza os tachos, e podemos vê-la impecavelmente vestida à patroa, o coque perfeito, curvada de colher de pau na mão. À sua passagem, a turba de empregados e cozinheiras endireita-se e cala as piadolas. O serviço é rápido e simpático, sobretudo ao balcão e fora da hora de ponta.

Mas vamos ao arroz. Como fica simultaneamente inchado e firme? Primeiro, só se usa da qualidade Bom Sucesso, ou seja, do melhor carolino português; segundo, é mexido regularmente e retirado do lume no timing certo; terceiro, está sempre a ser feito, não há cá tachos reaquecidos ou esfriados.

O molho. Primazia ao pimento e ao tomate, tomate mesmo, apuradíssimo, faz 90 por cento daquele líquido maravilhoso. O fruto adquire-se no Verão, quando está mais maduro e há mais fartura e o preço é mais baixo, congela-se em enormes arcas frigoríficas, e vai sendo depois usado ao longo de todo o ano. Inteligente, económico, bom.

Só esta logística permite que os preços sejam o que são: ridiculamente baixos. Por dez euros, come-se uma extraordinária posta de bacalhau frito, ou um filete de pescada, mais uma pratada de arroz ou duas, mais um copo de vinho, mais um café.

2 thoughts on “A TASCA DA D. MARIA DE LURDES

  1. Arroz de tomate, soltinho e delicioso, uma das minhas comidas preferidas. Já os fritos não puxam muito por mim, mas talvez mude de ideias se fizer uma visitinha à Tasca da D. Maria de Lurdes🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s