O chef Alex Atala e um grupo de chefs escandinavos vão unir esforços para espalhar os insectos na comida ocidental. A Velux Foudation anunciou há dias o financiamento de quase quatro milhões de euros ao Nordic Food Lab e à Universidade de Copenhaga para que investiguem nesta área e invistam em novas receitas insectívoras.
Alex Atala, do restaurante D.O.M, quarto classificado no concurso dos Melhores do Mundo, promovido pela revista Restaurant, em 2012, foi chamado a ajudar no projecto, visto ter já larga experiência entomofágica.
O Homem que Comia Tudo antecipou-se e deu já o seu contributo para o receituário e para a humanidade, com as estas tostas de grilo com pesto caseirinhas, em pão alentejano, testadas num artigo escrito para a revista Sábado. Bem boas.
O meu maior problema com tudo isto é o facto de que ainda é quase impossível encontrar insectos numa superfície comercial… Alguma sugestão, OHQCT?
Sim, Afonso, lojas de animais exóticos costumam vender. Na zona da Grande Lisboa, aconselho a Tortuga, em Alverca.
E ainda por cima insectos fritos é o melhor snack de sempre (em dias de futebol substituia os camarões por insectos crocantes). No Cambodja comi num restaurante especializado e depois de ganhar muita coragem adorei! Por aqueles lados é do mais comum nos mercados se pedir um saco com insectos e ir comendo nos transportes (um favorito das crianças 🙂
É o futuro!