Mandados às Urtigas

2013-04-07 11.08.02

Eu e o Xico fomos apanhar urtigas ao Parque José Gomes Ferreira, uma das matas mais bonitas de Lisboa. As urtigas têm má fama, apesar de comestíveis. São uma espécie de carne de cavalo dos vegetais, e é bem provável que um dia alguém as descubra num esparregado congelado.

Aventurámo-nos nas zonas mais densas e interiores, procurando evitar a contaminação de cocó de cão. Colhemos uma dúzia de plantas e não foi pouco. Nesta altura do ano, as urtica dioica estão viçosas e altas como nunca, algumas acima da cintura.

2013-04-07 14.30.05

Rapidamente sentimos na pele a ferocidade da forragem espinhosa. Embora blindados com luvas para a neve, faca, tesoura, três camadas de roupa, uma das finas agulhas da folhagem penetrou as calças de ganga do miúdo, que se viu aflito. A reacção deve-se a um combinado químico complexo e venenoso, onde também há serotonina, histamina, e grandes concentrações de vitamina C e ferro.

Chegados a casa, mantivemo-nos de luvas. Primeira operação: arrancar as folhas (única parte comestível) e lavá-las bem em água fria. Só depois de lhes dar uma fervura podemos finalmente baixar a guarda: um minuto na panela e ficaram mirradas e inofensivas como uma pila no mar de Moledo.

2013-04-07 15.31.46

Metade foi para sopa, outra para esparregado. A sopa levou ainda batata, cebola e alho. Ficou saborosa e gomosa, espevitada com limão e cominhos no final. Talvez ganhasse com natas ou uma base menos pesada, de courgette. O esparregado, por seu lado, superou as expectativas. Alho, azeite, sêmola de milho, sal, pimenta, um jacto de vinagre e dois segundos na varinha mágica a terminar.

Ao contrário do que acontece em alguns restaurantes com três estrelas Michelin, que respigam vegetais na estepe escandinava e cobram 300 euros por pessoa, ninguém foi para o hospital. Ainda.

2 thoughts on “Mandados às Urtigas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s